BCAA ganho massaOs três aminoácidos que compõe o BCAA (branched chain amino acids) são l-leucina, l-isoleucina e l-valina, eles são essenciais ao organismo, mas não são produzidos pelo organismo o que faz com que seja necessária a suplementação para atingir os níveis necessários diários. BCAAs compõe os músculos em até 35%, sendo vital para a construção muscular, quanto mais BCAA no músculo, mais ele será usado para dar energia evitando o desgaste muscular e mantendo a massa muscular magra.

Você encontra BCAA em alimentos como peito de frango, carnes magras, salmão, atum, ovos, iogurte grego e também em forma de suplementação alimentar. Sempre é indicado consultar médico ou nutricionista antes do consumo de qualquer suplemento, já que o mesmo responde diferente para cada metabolismo.

Confira os maiores benefícios do BCAA para o ganho de massa muscular magra:

1. Aumenta a síntese proteica

Síntese de proteínas é um processo para o ganho de massa magra que gera novas proteínas no corpo. Quanto mais proteína o seu corpo acumular durante a síntese proteica, mais o músculo irá crescer. É conhecido que o consumo de BCAA aliado a treinos de resitência e força podem ativar mTOR, importante para a síntese proteica.

Em estudos mais recentes é sugerido que o BCAA sozinho consegue também estimular o crescimento muscular e a síntese proteica mesmo em períodos de descanso.

2. Reduz catabolismo

BCAAs também auxiliam no crescimento muscular ao reduzir a taxa de desgaste muscular durante prática de exercícios, o catabolismo. Essa capacidade anti-catabólica suprime o uso do músculo como combustível, o que significa menor quebra e fadiga do músculo. Com menos músculos quebrando durante os exercícios e aumentando a síntese proteica, maiores são as chances de crescimento muscular.

3. Aumenta energia muscular

Estudos mostram que diferente de outros aminoácidos, o BCAA pode também ser utilizado para ganho de energia durante exercícios de alta intensidade e longos períodos. Isso acontece pois o BCAA metaboliza junto ao tecido muscular e é utilizado pelo tecido muscular a produzir a ATP, que é a fonte primária de exercícia que alimenta a contração muscular.

O corpo quando colocado em stress requer mais energia, e há um aumento significante do metabolismo do BCAA durante período prolongado. Suplementar com BCAA antes ou durante exercícios ajuda a dar mais energia para treinos intensos.

fonte: proteinreview