A palatinose é uma fonte natural de açúcar, que promove energia assim como carboidratos, de maneira mais balanceada, resultando em um efeito de baixo índice glicêmico. Isso auxilia a melhorar a oxidação das gorduras durante a atividade física mantendo os níveis de energia sempre altos.

Palatinose é basicamente a sucralose retirada do açúcar da beterraba sendo assim 100% vegana! Pode ser utilizada como a maltodextrina, mas tem a vantagem do baixo índice glicêmico e insulínico. Com o baixo impacto do índice glicêmico o corpo não precisa recorrer a processos catabólicos, permitindo que o o corpo queime a gordura acumulada. A palatinose é digerida lentamente e liberada na circulação sanguínea em baixas quantidades não causando picos de insulina.

Muitas pessoas tem medo do consumo de açúcares ou carboidratos quando fazem exercícios físicos, mas eles são essenciais como fonte de energia para aguentar os treinos. Para atletas de esportes de endurance e de longa duração, se faz mais ainda necessário o armazenamento de energia por um longo período de tempo.

Para a perda de peso e gordura corporal é importante o organismo utilizar a gordura acumulada para energia, estudos mostram que um homem adulto pode acumular até 100.000 calorias em forma de gordura, energia equivalente para correr até 30 maratonas! O problema é que essa gordura acumulada é de difícil acesso em contraste a carboidratos que estão disponíveis de maneira fácil e rápida para o organismo. Estudos mostraram que atletas de endurance tem melhor capacidade de perda de gordura acumulada do que pessoas que tem resistência a insulina e estão acima do peso. A palatinose entra nesses casos, ela tem maior potencial oxidante nas gorduras, o que auxilia o corpo a acessar a gordura acumulada, melhorando a perda de peso e gordura corporal.

De acordo com Food Review em 2009, a palatinose é o único carboidrato capaz de promover e manter os níveis de energia em forma de glucose e ao mesmo tempo promover a oxidação das gorduras. Pode ser utilizada em forma de suplementação alimentar ou ainda em alimentos e bebidas em dietas de baixo índice glicêmico.

Outra vantagem da palatonise é em relação a sensação de inchaço, como não é um açúcar que fermenta no organismo, não causa o mesmo desconforto que o açúcar refinado. Tenha em mente que mesmo com todos os benefícios de queima de gordura, não se deve usar em excesso, principalmente alimentos que substituem o açúcar ou carboidrato pela palatinose. Aliado com exercícios corretos para seu objetivo e dieta, trará melhores resultados a seus objetivos.

Fonte: health24.com