Qual a importância desses movimentos na musculação?

A atividade locomotora é consequência de diferentes ações musculares, encontradas de forma isolada em isométricas, concêntricas e excêntricas.
Na combinada temos alongamento-contração, a ação excêntrica precede a ação concêntrica, temos como exemplo a manipulação de um objeto.
O movimento Concêntrico é o tipo de contração mais conhecida. No treino com utilização do haltere o movimento é concêntrico, provocando inchaço com a contração dos músculos. Concêntrico baseia-se no movimento em que se ergue o peso, quanto maior a intensidade da força, maior será a atividade motora requisitada.
O movimento excêntrico é o movimento contrário do concêntrico, é a fase inicial do movimento, também chamada de negativa.Os impulsos nervosos estimulam as atividades motoras, em menor quantidade que a concêntrica, desenvolvendo força sem causar movimento na articulação.  Consequentemente importante para o processo muscular (dor e degradação muscular).

Durante o treino a carga que desce exige menos fibras, deixando um volume de peso maior para as fibras sustentarem, danificando as fibras iniciando o desenvolvimento muscular.O alongamento das fibras musculares de forma geral resume-se como movimentos excêntricos. E contração muscular denomina-se movimentos concêntricos 
Estudos mostram que o movimento excêntrico é tão importante quanto o concêntrico para o desenvolvimento muscular, e para treinos de musculação necessitava-se de duas vezes mais repetições para resultados semelhantes.
 O importante é trabalhar os movimentos de modo controlado, sabendo que os dois movimentos são importantes para desenvolver os músculos.

Para aqueles que desejam “crescer” o GH (hormônio do crescimento) é estimulado através de treinos (estresse muscular), fazendo o seu papel anabólico e catabólico em diferentes tecidos. O crescimento de GH é maior no movimento concêntrico que em movimento excêntrico.

Contudo, sabe-se que não basta apenas treinar para ter excelentes resultados, mas também conhecer o processo de crescimento e treinos, adaptando-os em seus treinos técnicas para o máximo desenvolvimento muscular.