A sua decisão de ganhar massa muscular deve estar associada com a busca por ser saudável. Se você é um fumante, precisa saber que não só o cigarro compromete a saúde do seu coração e os pulmões, mas também diminui os ganhos musculares do exercício, atuando em seu corpo de várias maneiras distintas. Você pode até ganhar massa magra sendo fumante, mas seus ganhos poderiam ser muito maiores se você largasse este hábito nocivo.

 

 

Fumar faz seu coração bater mais rápido

O coração do fumante bate em média 30% mais rápido do que o de um não-fumante, o que afeta o resultado do seu exercício de forma significativa. Este aumento da freqüência cardíaca, e o consequente aumento da pressão arterial, diminui o fluxo de sangue e reduz o seu desempenho global nos treinos.

Baixos níveis de oxigênio impedem o crescimento muscular

O seu crescimento muscular diminui quando os músculos são privados de oxigênio. Fumar reduz a quantidade de oxigênio disponível nos músculos de duas maneiras distintas. Em primeiro lugar, na redução da taxa de fluxo sanguíneo para os músculos. Em segundo lugar, porque os fumantes produzem mais muco do que os não-fumantes, a respiração é dificultada. Esta redução na atividade respiratória limita a quantidade de oxigênio que entra na corrente sanguínea.  Com a sua capacidade pulmonar é afetada e ocorre diminuição de oxigênio, os músculos não crescem com a potência que poderiam.  

Fumar afeta seus níveis de testosterona

Níveis normais ou elevados de testosterona são ótimos para a construção muscular.
Fumar pode danificar as células que produzem a testosterona em seu corpo e deixa-lo com baixos níveis deste hormonio. A falta de testosterona afeta significativamente seus resultados.  

Fumar diminui a energia

Várias propriedades da fumaça do cigarro podem diminuir seus níveis de energia, principalmente a pressão sobre o coração e os pulmões.  Sua capacidade de suportar treinos mais longos, ou aumentar a intensidade de sua rotina de exercícios pode sofrer pelo seu habito de fumar. A falta de energia interfere no seu rendimento, o que reduz seu crescimento muscular.

Que tal mais estes motivos para largar o cigarro? Parar de fumar é uma tarefa muito difícil, a prática de atividade física é uma ótima alternativa para eliminar o vício. Então pegue firme nos treinos, ocupe a cabeça e vá diminuindo o consumo de cigarro. Você verá que seu corpo responde melhor aos exercícios e você se sentirá muito mais disposto. A equipe SaúdeJá acredita na sua força de vontade. Toda caminhada começa no primeiro passo, dê o seu hoje!

 

Fonte: livestrong