A mídia brasileira tem falado muito a respeito do quadro clínico do cantor Netinho e da relação de seu estado grave com o uso de anabolizantes. Nós da SaúdeJá, sempre preocupados em orientar as pessoas com enfoque na saúde, resolvemos esclarecer ao máximo o que houve e deixar claro, mais uma vez, que suplementos e anabolizantes não são a mesma coisa.

No dia 18 de abril, o cantor estava treinando a região das pernas em uma academia, sentiu uma forte dor na coxa direita e foi para o hospital. Lá, foi submetido a diversos testes até os médicos chegarem ao diagnóstico de uma lesão bem incomum: o rompimento do músculo ilíaco.

Por ser uma lesão raríssima, o artista foi submetido a novos testes na tentativa dos médicos de compreenderem o motivo da lesão. Entre os exames, foi realizada uma ressonância na área do abdome. Para a surpresa de todos, esse exame detectou um problema hepático. Fez-se necessária uma biopsia hepática. Por meio de uma intervenção cirurgia foi retirada uma pequena amostra do fígado do baiano, para estudo do caso.  

Só que esta intervenção médica, por menor que tenha sido (afinal é feita com uma agulha) não foi bem aceita pelo fígado de Netinho. A região que havia sido realizada a biopsia, começou a sangrar. Em alguns casos ocorre um sangramento após esta intervenção, mas normalmente o próprio fígado reage e estanca o sangue.

Tantos problemas juntos começaram a fazer com que os médicos suspeitassem de algum “motivo” responsável por tudo isso, foi aí que chegaram à possibilidade do uso de anabolizantes. Esta suposição não é infundada já que o cantor já havia recebido receitas médicas para tomar as drogas.

O uso de anabolizantes pode levar a problemas de saúde sérios e até irreversíveis. Alguns desses efeitos mais perigosos incluem danos ao fígado, icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais), retenção de fluidos, pressão alta, elevação do colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuição do colesterol HDL (colesterol bom). Outros efeitos dos anabolizantes incluem insuficiência renal, acne severa e tremores.

Esta é a parte que nós da SaúdeJá queremos reforçar: suplementos alimentares não causam esses problemas. Suplementos alimentares são compostos, que complementam a alimentação oferecendo ao corpo vitaminas, proteínas, carboidratos e aminoácidos que podem estar em baixas quantidades no organismo. São nutrientes presentes nos alimentos, e que por vezes precisamos tomar por não conseguirmos ter uma alimentação balanceada. Os suplementos ajudam sim a melhorar performance, no ganho de massa muscular e até a redução de níveis de gordura, mas não são prejudiciais a saúde. A orientação de um médico é importante, pois você pode errar ao optar por um nutriente que já esteja presente em sua alimentação de maneira suficiente. Reforçando: suplementos completam a alimentação para que o seu corpo possa funcionar da melhor maneira.

 
Nós da SaúdeJá esperamos que o cantor Netinho se recupere logo e que em breve ele possa falar sobre sua experiência em público e sirva de exemplo para pessoas que querem resultado por caminhos que colocam em risco a Saúde.