As dietas radicais para emagrecer podem ser perigosas para a saúde e geralmente são ineficientes a longo prazo. Se a pessoa quer ter um corpo magro e atlético, dietas de fome são contraproducentes.

Emagrecimento pressupõe mudança de hábitos, de comportamento. Mais que perder peso, emagrecer é mudar a cabeça para, conseqüentemente, mudar peso.

Mudanças mobilizam ansiedade, incerteza, medo do desconhecido. A própria natureza do comportamento alimentar inadequado, que leva à comida, é complexa. Muitas vezes é ligado a sentimentos de culpa, ansiedade, angustia, raiva, preocupação, depressão, stress, obsessões, insônia, ciúmes. Problemas afetivos, sexuais, de relacionamento, conjugais, desajuste familiar, podem ter na comida um "remédio" indevido, sem que a pessoa se dê conta.

Como emagrecer com saúde com alimentação apropriada?

O ser humano precisa de alimentação que contenha esses cinco nutrientes essenciais: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Aminoácidos essenciais (proteína), são necessários para a construção das células, especialmente os músculos. Ácidos graxos (um tipo de gordura essencial) são necessários para a construção das paredes celulares e cérebro. Vitaminas e minerais são necessários para muitas funções do organismo.

Qualquer dieta para emagrecer que falhar em prover as necessidades mínimas desses nutrientes pode ameaçar a saúde. Se a pessoa não praticar atividade física suficiente, será improvável o emagrecimento com saúde e boa qualidade de vida. Como regra geral, a maioria das pessoas pode obter a nutrição que precisam através da alimentação, como exceções específicas como no caso de alguns tipos de vegetarianos. Em qualquer caso, um multivitamínico tomado uma vez ao dia é suficiente para a maioria da população.

Para emagrecer com saúde, é preciso uma dieta balanceada com porções menores e provavelmente algumas substituições, como por exemplo optar por leite com menos gordura e evitar alguns molhos. Dietas radicais podem ocasionar subnutrição e têm menos probabilidade de serem eficientes a longo prazo.

Para se conseguir um Emagrecimento de maneira saudável é necessário seguir algumas dicas muito importantes que são:

a) Uma dieta balanceada e saudável devendo alimentar-se várias vezes ao dia, nada de regimes malucos pois é necessário energia para os exercícios que serão realizados;

b) Evite calorias vazias como os açucarados, frituras e álcool, pois nenhum nutriente de qualidade eles fornecem para a construção de um corpo saudável, forte e definido;

c) Não elimine de vez os carboidratos pois são responsáveis por reações bioquímicas envolvidas no metabolismo das gorduras;

d) Faça a ingestão suficiente de proteínas que são as responsáveis por desenvolver e reconstruir os tecidos, principalmente o muscular;

e) Reduza a ingestão de gorduras, pois nosso organismo trabalha mais intensamente queimando carboidratos do que gorduras;

f) O exercício físico é maior e melhor estímulo para a "queima" de gordura pois aumenta a taxa metabólica em repouso. Isto significa que quando você se exercita seu organismo queima calorias por algumas horas mesmo estando em repouso, tendo como substrato energético a gordura;

Suplementos indicados para o Emagrecimento:

Termogênicos: Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

Substituto de refeição:Substitutos de refeição (MRP - meal replacement) são suplementos com a finalidade de ser uma refeição completa e prática, com proporções de macronutrientes e calorias exatas para substituir os alimentos de uma refeição balanceada. Os substitutos de refeição podem ser em pó, barras ou líquidos já preparados.

CL/LA: São ácidos graxo poliinsaturados natural, encontrado com maior freqüência em carnes e em produtos lácteos. É utilizado com ótimos resultados quando o objetivo é perder gordura corporal e aumentar a massa, favorecendo a denifição muscular.