Roseli Masi


Roseli é um exemplo de mulher. A briga com a balança foi travada durante muito tempo em um emagrece-engorda aparentemente sem fim. Ela entrou para um grupo de ajuda e mudou cabeça. Ao ficar em forma ganhou autoestima, hoje é uma mulher extremamente elegante e ajuda outras mulheres a atingirem o peso ideal.


SaúdeJá: Vamos começar do início. Conte um pouco sobre sua infância, onde nasceu, o que gostava de fazer, ser era comilona.

Relatos de Sucesso- Roseli: Sou natural de São Paulo e sempre vivi na capital. Fui uma criança com bons hábitos, alimentação básica, mas natural (arroz, feijão, frutas, verduras) e brincava muito na rua.

 

SaúdeJá: Ninguém na sua família era gordinho?

Relatos de Sucesso- Roseli: Lembro que minha mãe e minha irmã tinham problemas com peso e por volta dos 9 anos, recordo que meu pai também ficou gordo. Comecei a engordar lá pelos 12 anos.

 

SaúdeJá: Você era uma criança. O que te incomoda em começar a engorda com apenas 12 anos?

Relatos de Sucesso- Roseli: Acho que eu tinha muito medo de ficar gorda, pois via o sofrimento da minha mãe, ela passava mal. Para evitar engordar, mesmo ainda tendo peso normal, comecei a fazer as primeiras dietas. Foi aí que desencadeei o engorda/emagrece, pois eu cortava da alimentação as coisas que gostava, emagrecia e começa a abusar das mesmas coisas.

 

SaúdeJá: O famoso efeito ioiô!

Relatos de Sucesso- Roseli: Exato! Brigava com 6 kg, me sentia com 20kg a mais. Sempre tive autoestima baixa, gordinha parecia ser a criatura mais inaceitável do planeta. Achava que ninguém gostava de mim e que todo mundo era melhor do que eu.

 

SaúdeJá: O julgamento com a sua aparência vinha só de você ou seus pais brigavam por você estar acima do peso? Você comia escondida por quê?

Relatos de Sucesso- Roseli: Meus pais nunca falaram nada sobre meu corpo ou alimentação. A cobrança vinha de dentro. Comia escondida por vergonha, não queria estar gorda, mas estava. Vivia fazendo dietas e regimes, então quando caía em compulsão me escondia para que ninguém soubesse que fracassei novamente.

 

SaúdeJá: Em algum desses “fracassos” você chegou a achar que ser gordinha era um castigo divino?

Relatos de Sucesso- Roseli: Sentia que era uma vítima, uma coitadinha. Não só pelo corpo, mas pelo cabelo também. Só gostava dos meus olhos, sempre gostei (risos).

 

SaúdeJá: Bom, vamos voltar a falar do efeito ioiô. Você começou a engordar e emagrecer já na fase adulta, certo?

Relatos de Sucesso- Roseli: Sim, engordava 6 kg, fazia dieta, emagrecia esses 6kg e engordava tudo outra vez. Isso até meu primeiro casamento, aos 20 anos, quando voltei da lua-de-mel que durou apenas 10 dias com 6 kg a mais. Depois, em 8 meses estava 25kg mais gorda!

 

SaúdeJá: Nossa, mas antes mesmo de casar você já tinha feito loucuras para ficar em forma, inclusive para o casamento. Você fez a tal “dieta da maça”, que consistia em comer nada e apenas ingerir a fruta quando a fome estivesse insuportável. Você tinha noção de que a estética estava colocando sua vida em risco? Ou o desespero para ser magra cegava você?

Relatos de Sucesso- Roseli: Essa foi umas das loucuras que fiz para emagrecer. Eu era o tipo de gordinha que emagrecia para eventos, para tirar foto (risos). Fazia isso justamente por não ter consciência do estrago que estava fazendo. Emagreci e engordei várias vezes, só aprendi sobre alimentação e manutenção do peso quando procurei a Meta Real, Método Tático de Reabilitação Alimentar.

 

SaúdeJá: Seu ex-marido casou com uma mulher magra e voltou para casa da lua-de-mel com praticamente outra mulher: a Roseli gordinha.  Ele reclamava da sua aparência?

Relatos de Sucesso- Roseli: Diretamente nunca falou nada, a não ser quando eu tinha aquele discurso: “Você me ajuda?”. Entretanto, ele admirava as mulheres magras. Lembro que tinha um concurso chamado “Garota do Fantástico” e ele não perdia um. Não falava nada, mas eu me sentia péssima.

 

SaúdeJá: Aí voltando ao que você falou em cima, depois de casada você desembestou a engordar. Foram 25kg a mais. Sabe dizer qual era o principal hábito errado que fazia você sempre engordar? Alimentação errada? Horários errados? Ansiedade?

Relatos de Sucesso- Roseli: Cabeça errada, a razão para engordar é emocional. Comia para alimentar algo que eu desconhecia e não para suprir meu corpo de alimentos. Nas palestras fui me reencontrando, descobrindo quais eram minhas verdadeiras necessidades. Entendendo que eu estava suprimindo essas necessidades com coisas de comer. Descobri que precisava alimentar minha autoestima e não minha barriga e quilos a mais!

 

SaúdeJá: Depois do casamento você se empenhou em emagrecer para outra festa: sua formatura. Você ia se formar em que?

Relatos de Sucesso- Roseli:  Odontologia. Nessa ocasião tomei uma medicação a base de anfetaminas que uma amiga tomava, se quer consultei um médico. Emagreci 8 kg em 3 meses, parei de tomar a medicação  e engordei 18 kg em dois meses.

 

SaúdeJá: Imagino que para uma moça de 20 anos, engordar tão rapidamente tenha sido terrível. Como você se sentia? Sua família comentava sua aparência?

Relatos de Sucesso- Roseli: Sim, foi horrível. As pessoas falavam que eu tinha um rosto tão lindo, que eu era tão jovem, me sentia muito mal.

 

SaúdeJá: O efeito ioiô deve ter detonado seu corpo e sua saúde. Você chegou a ter algum problema?

Relatos de Sucesso- Roseli:  Não, por sorte! Apenas estrias.

 

SaúdeJá: Bom você ficou 30kg acima do seu peso ideal. Você comprava novas roupas? Jogava as antigas fora ou acredita que voltaria a entrar nelas e as guardava?

Relatos de Sucesso- Roseli: Guarda-roupa de gordo tem sempre todos os tamanhos e o meu era assim. Guardei roupas por anos, só me livrei das velharias quando fiz o Meta Real e aprendi que não estava só emagrecendo, estava me reabilitando na alimentação para sempre.

 

SaúdeJá: Para emagrecer você trabalhou a sua cabeça. Acredita que toda mudança precisa de confiança e amor próprio?

Relatos de Sucesso: Não tenho dúvida e é isso que faz a diferença de emagrecer em grupo e com palestras semanais no lugar de cardápios diários.

 

SaúdeJá: Qual foi sua primeira mudança alimentar?

Relatos de Sucesso- Roseli: Parar de beliscar entre as refeições, mastigar bem e respeitar a saciedade. Comecei a comer com mais qualidade depois de algumas aulas, mas só de mudar o como comer já fui emagrecendo desde o início.

 

SaúdeJá: Você começou a praticar exercícios físicos? Quais?

Relatos de Sucesso- Roseli: Na época do meu emagrecimento não, apenas me tornei uma pessoa mais ativa. Andava pequenos percursos, subia escadas, pedia menos para os outros fazerem coisas para mim.

 

SaúdeJá: Sentiu que sua saúde melhorava também?

Relatos de Sucesso- Roseli: De imediato. Respiração, suor, azia, gases... nossa quanta diferença!

 

SaúdeJá: Você emagreceu quantos quilos?

Relatos de Sucesso- Roseli: 30 kg  no total.

 

SaúdeJá: Com o sucesso de sua nova postura, você passou  em 1993 a ministrar aulas no mesmo programa que ajudou você a emagrecer e está nesta função até hoje. Como se sente ajudando outras pessoas a emagrecer?

Relatos de Sucesso- Roseli: É maravilhoso, acreditei que sou uma possibilidade e hoje posso fazer as pessoas se sentirem assim também e atingirem suas metas.

 

Você também pode fazer parte do "Relatos de Sucesso", acredite. Para facilitar este processo, malhe pesado, escolha bem seus alimentos e use os suplementos alimentares corretos. Depois mande-nos e-mail contando sua história para assessoria@saudeja.com.br,  vamos adorar contá-la aos leitores da SaúdeJá.