Adriana Siqueira

 

Adriana Siqueira é linda. Ex modelo e miss, ela tem uma história marcada pela perda de seu bebe e de sua mãe, acontecimentos que a fizeram deixar de ter ânimo para cuidar de sua beleza. Ela conseguiu passar por cima dos obstáculos da vida e hoje vive tranquila em uma busca cada vez mais centrada pela beleza equilibrada. A bela divide sua experiência neste Relato de Sucesso.

 

SaúdeJá: Quantos anos você tem, quanto pesa e sua altura?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Tenho 33 anos, peso atualmente 70kg e tenho 1,77m.

 

SaúdeJá: Conta um pouco sobre sua carreira de modelo, seus trabalho, sua vitória como miss.

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Comecei fazendo desfiles desde os 5 anos de idade, incentivada pela minha mãe que foi modelo também. Aos 13 anos iniciei profissionalmente. Fazia muitos desfiles, mas sempre gostei muito de fotografar também. Entrei para a faculdade de arquitetura e urbanismo e continuei trabalhando em SC, mas fui mudando meu foco e comecei a participar de concursos de beleza, ganhando alguns títulos. O mais importante foi o título de Miss da minha cidade e o quarto lugar no Miss Santa Catarina 2000. Foi maravilhosa a experiência!   

 

SaúdeJá: Você é linda. Sua carreira de modelo parou por quê?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Obrigada. Minha família sempre me incentivou como modelo, mas os princípios sempre foram de fazer uma faculdade, mestrado, etc. Ser modelo sempre foi pra mim um hobby, algo levado como segundo plano, apesar de adorar! Quando terminei a faculdade, aos 21 anos, também terminei com os desfiles e passei a me dedicar a arquitetura.

 

SaúdeJá: Sempre gostou do seu corpo?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Eu sempre fui magra, mas todas nós mulheres queremos melhorar. Sempre tem algo que nos incomoda. Depois da gravidez que meu corpo mudou totalmente, voltei ao peso, mas ainda preciso melhorar.

 

SaúdeJá: Bom aí você engravidou. Foi planejado?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: A gravidez foi muito planejada e desejada.  Quando descobri a gravidez fiquei muito ansiosa e engordei 6 kg em 1 mês e meio, totalmente fora do recomendado. Perdi o bebê com 12 semanas de gestação e isso acabou me abalando psicologicamente e o processo, de aceitar, e tentar outra gravidez foram difíceis e acabou atrapalhando na perda do peso extra. Depois de 7 meses engravidei novamente

 

SaúdeJá: Essa gravidez resultou no pequeno Leonardo. Quanto você engordou na gestação? Você se preocupava com isso ou sabia que fazia parte do processo de ser mãe e que depois recuperaria tudo isso? 

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Engordei 19 kg na gravidez e já estava 4kg acima do peso por conta de  da primeira gravidez.  Nunca imaginei que chegaria a pesar mais de 90 kg, mesmo grávida! Eu sabia que deveria cuidar da alimentação, mas ao mesmo tempo queria aproveitar o momento cheinha e comer tudo que tinha vontade. Fazia atividades físicas moderadas como hidroginástica e caminhadas e já fazia planos de recuperar todo o peso logo depois do bebê nascer, mas não foi bem assim que aconteceu.

 

SaúdeJá: O que costumava comer durante a gravidez?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Eu sempre gostei de me alimentar bem e de fazer atividade física, mas durante a gravidez comi muito doces que não estavam previstos no cardápio e nem na balança. Aproveitei que a gordura não aparecia e comi mais que o habitual.  Não consumia muito óleo ou frituras, meu ponto fraco eram as massas e os doces.

 

SaúdeJá: Assim que seu filho nasceu você ficou um pouco mais gordinha.

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Eu fiquei gordinha sim, meu IMC chegou em 29,7. Logo depois do parto não me incomodei muito e queria aproveitar todo o tempo com o meu bebê. Diminui um pouco a ingestão de doces e massas e fiquei a espera da liberação da atividade física pela médica.

 

SaúdeJá: Seu marido falava sobre sua aparência?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Logo depois da gravidez ele não comentava nada, pois sabia que era um período que passaria, mas depois de 1 ano acima do peso eu sentia que ele gostaria que eu voltasse ao peso de antes. E não só ele, eu também!

 

SaúdeJá: Você pretendia voltar a se cuidar com a liberação médica, mas não conseguiu por que teve que enfrentar outro problema. Correto?

Relatos de Sucesso: Isso, quando meu bebê tinha 18 dias de vida minha mãe sofreu um AVC e ficou em coma por 4 meses. Foram meses difíceis divididos entre amamentações, trocas de fraldas e visitas em UTI.  Minha mãe veio a falecer e isso interferiu demais na minha vida e em toda minha mudança. Por conta da não aceitar a situação, fiquei com depressão e não tive forças pra pensar ou cuidar de mim. Passava 24 horas por dia em função do meu filho e esqueci de me olhar. Eu não me gostava mais! Foi um período muito difícil!

 

SaúdeJá: Seu objetivo era voltar a ter o peso de antes ou ficar mais sarada?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Meu objetivo é ficar mais sarada, mas o caminho é longo e estabeleci  várias metas de curto prazo para que os resultados positivos me deem mais ânimo para continuar.

 

SaúdeJá: Qual foi a primeira atitude que você tomou para entrar em forma? Exercícios, mudou a alimentação...

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: A primeira coisa que fiz foi procurar uma personal que me incentivasse e que ao mesmo tempo me inspirasse porque sozinha eu ainda não estava preparada. E foi assim  que encontrei minha treinadora que é atleta body fitness. Logo em seguida marquei consulta com nutricionista esportivo por indicação da minha personal para ajustar minha alimentação aos treinos de musculação e foi nesse momento que conheci o estilo de vida fitness levado a serio e me apaixonei!

 

SaúdeJá: Existiram tentativas que você não se adaptou? Alguns métodos que experimentou e não funcionaram? Em algum momento você tentou alguma dieta louca?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Eu já tinha feito dietas e treinos por conta própria ou com profissionais não interessados que davam certo por um período, mas não tinha continuidade e sempre acabava desistindo. A partir do momento que achei os profissionais certos para me incentivar tudo mudou e comecei a ver resultados.

 

SaúdeJá: E os suplementos, quais usou e/ou usa?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Os suplementos mais utilizados são whey protein, BCAA, glutamina, vitamina C, Ômega 3. Depende muito do foco da dieta, para perda de gordura eu uso termogênico , para o ganho de massa, que é meu estágio atual,  creatina, por exemplo.

 

SaúdeJá: Como é sua rotina de exercícios?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Hoje são de 5 dias de treino por semana e 2 dias de descanso, mas comecei com 3 dias por semana.  Os treinos são curtos e intensos, não passam de 40 minutos e sempre faço um exercício aeróbico ao final do treino, de 20 min quando treino pernas e 40 minutos quando treino membros superiores.

 

SaúdeJá: Como é sua rotina alimentar?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Minha dieta era restrita de carboidratos com enfoque na perda de gordura e há pouco tempo a dieta mudou para uma dieta de ganho de massa. Estou comendo mais carboidratos e gordura boa. Lembrando que dieta não quer dizer passar fome e sim qualidade de nutrientes necessários para seu objetivo.  Hoje como no café da manhã 2 fatias de pão integral com queijo cottage, 2 nozes e 1 fruta, no lanche na manha 1 fruta, almoço e jantar sempre com muita salada, vegetais, arroz integral e uma proteína (frango, peixe ou carne). A tarde sempre faço 2 lanches, o primeiro como uma fruta e o segundo 1 fatia de pão com pasta de amendoim. Se ficar com fome ainda pode comer uma pera ou laranja lima na ceia. 

 

SaúdeJá: Cheguei a ler um post seu sobre aerobiose. Você chegou mesmo a fazer? O que sentiu? Recomenda?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Aerobiose em jejum. Eu fazia 3 x por semana para perder gordura. Estudos dizem que fazer exercícios aeróbicos moderados em jejum por 25 a 40 minutos ajudam na perda de gordura. Foi a fase que mais tive resultados na perda de gordura abdominal, mas sempre aliando a dieta e os treinos. Fazia esteira pela manha e treinava musculação as tardes. Eu sentia que suava mais e a disposição era maior, além de dar ânimo para o resto do dia.

 

SaúdeJá: Como você faz para conciliar cuidar do seu filho, trabalhar e se cuidar?

Relatos de Sucesso: Quem tem filhos sabe que  é trabalho em tempo integral, mas eu queria muito me cuidar e tive que arranjar tempo pra isso. Estipulei o meu horário de academia como algo do dia a dia. Você toma banho, escova os dentes, trabalha todos os dias e faz isso porque tem um horário estipulado, a academia pra mim é compromisso.

 

SaúdeJá: Mesmo formada em arquitetura, designer de interiores, pós graduada e mestre em construção civil, você ainda teve pique para fazer outra faculdade. Foi a sua busca por entrar em forma que a fez pegar gosto por nutrição e querer estudar nutrição esportiva?  Acredita que quanto mais exercício, mais disposição se tem, inclusive para estudar?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Sou arquiteta há 12 anos e acabei meu mestrado há 2. Amo arquitetura e nunca me imaginei fazendo outra faculdade, mas tudo mudou na minha vida e o modo de encará-la também. Depois que conheci a nutrição esportiva,  me identifiquei e resolvi encarar a faculdade de nutrição.  Minha vida anda muito corrida, mas já estou me acostumando com a nova rotina e os exercícios me ajudam muito na disposição e contra o stress. Nos dias que não treino me sinto muito mais cansada que nos dias de treino.

 

SaúdeJá: Quando foi que decidiu criar o blog? Qual era e é sua intenção?

Relatos de Sucesso: Decidi fazer o blog para servir de diário, escrever o que estava fazendo, comendo, usando e aprendendo. Fiz do blog um refúgio pra ter forças pra não desistir, mesmo sabendo que era público a intenção era de escrever  pra mim , mas logo começaram a surgir visitas e mais visitas e muitos comentários. Fiz amigas e leitoras com os mesmos objetivos que o meu e o que era pra ser minha motivação, virou motivação para muitos que me escrevem e que acompanham o blog.  

 

SaúdeJá: Mais recentemente você criou um novo blog com receitas nutricionais. Como surgiu esta ideia? Todas as receitas que você divulga, você já testou?

Relatos de Sucesso: O blog Yes Protein surgiu pelo fato de estar comendo muita proteína e querer variar o cardápio. Sempre gostei de cozinhar e fazia até bolos decorados com pasta americana, etc. Como não podia mais comer esse tipo de comida, comecei a testar receitas proteicas e resolvi compartilhar. Todas as receitas do blog são criadas e testadas por mim e depois compartilhadas. Exceto as receitas das atletas que gentilmente cederam para divulgação.

 

SaúdeJá: Vendo as referencias que você usa no seu blog, no geral são mulheres bem definidas muscularmente, você almeja ser assim?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: As mulheres que ilustram o blog são atletas body fitness que tem um padrão de corpo para a competição. Eu não almejo ser atleta e não preciso de um padrão, mas quero sim, ter pernas e abdômen definidos e membros superiores, nem tanto.  Mas meu objetivo é ter músculos, sempre sendo feminina.

 

SaúdeJá: Você mantém contato com as leitoras do blog? Acredita que ajuda pessoas a serem mais felizes com o corpo?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Sim, fiz muitas amizades virtuais com leitores que tem ou querem ter o estilo de vida fitness, muitas são blogueiras também e sempre trocamos ideias. O blog iniciou tímido com algumas visitas ao mês e hoje temos quase 35 mil visitas mensais, o que me deixa muito feliz com o interessa das pessoas numa vida mais saudável.

 

SaúdeJá: Outras mulheres também engravidaram  e podem, neste momento, estar infelizes com o corpo. O que você diria a elas?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Diria que nunca é tarde pra começar. Procure profissionais qualificados que podem te incentivar. Com personal é mais fácil e você se obriga a ir para a academia além dos exercícios serem executados de forma correta, mas se acha muito caro, participe de grupos virtuais que falam de vida saudável, de treinos e dietas. Existem grupos no facebook que tem milhares de mulheres com o mesmo objetivo e sempre dispostas a ajudar. Se inspire! Veja fotos de mulheres com o corpo dos seus sonhos, imprima, coloque na porta da geladeira e faça este exercício constantemente porque sempre terá o dia que você desanima.  A inspiração vem dos outros, mas a motivação vem de você e só você pode mudar a si mesma.

 

SaúdeJá: O que mais ajuda você a manter o foco e não sair da dieta?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: O blog me ajuda muito, sabendo que tem leitoras que querem se inspirar e ver meus resultados. Ler sobre nutrição, atividades físicas, ver fotos e vídeos de atletas body fitness me fazem ter pique pra continuar. As metas de curto prazo também são muito importantes. Se você estipula um objetivo a longo prazo, o risco de tropeçar e desistir é muito maior. Comemoro cada passo dado e continuo rumo ao objetivo. E se algum momento eu sair da dieta, começo tudo novamente, o importante é não desistir.

 

SaúdeJá: Você nunca come coisas que engordam?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Tem coisas que já me acostumei a não comer, mas é um processo lento até seu organismo acostumar. Outras coisas conseguem encaixar na dieta com receitas adaptadas e mais saudáveis. Dependendo da fase da dieta, ela me proporciona 1 dia pra comer o que eu quiser, mas sem exagerar, chamado de dia do lixo. Tento comer sempre seguindo a dieta, mas quando tenho uma festa ou algum evento social, dou uma escapada e depois volto a dieta.

 

SaúdeJá: Hoje você é uma mulher feliz?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Considero-me uma mulher feliz. Aprendi a viver cada momento, pois não sei o dia de amanhã. Pensar em ser feliz sempre no futuro é um erro, essa felicidade pode nunca chegar. Caso um dia chegue tudo o que você passou não foi vivido com intensidade. Hoje dou valor ao dia a dia em família e a saúde de todos.

 

SaúdeJá: Ser magra custa caro. Você acredita nesta frase? Gasta mais com o que consome hoje do que antigamente?

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Cada pessoa tem um conceito de caro ou barato, mas acredito que os benefícios que uma dieta equilibrada e atividade física trazem é muito mais barato que tratar doenças no futuro. Acredito que ser magra ou sarada é uma consequência do seu estilo de vida. Hoje eu gasto mais com alimentos saudáveis e não mais com alimentos de calorias vazias.  

 

SaúdeJá: Adriana, gostaríamos de parabenizar pelo seu esforço e dizer que você é uma mulher muito linda. Esperamos que seu relato inspire muita gente.

Relatos de Sucesso/ Adriana Siqueira: Gostaria de incentivar quem está lendo dizendo que não importa o quanto você já tentou e desistiu, tente quantas vezes precisar e aprenda com os erros. Insista, e recomece quantas vezes precisar porque o importante é não desistir nunca. Não faça uma dieta louca que logo você se cansará e voltará ao peso, adote a vida saudável como um estilo de vida! Quem quiser seguir o blog é só acessar http://arquitetandocorpoemente.blogspot.com.br. Obrigada!