Todo mundo sabe que para perder peso tem que haver uma combinação de exercícios físicos regulares, alimentação saudável e uma mente positiva. Uma alimentação saudável não significa, necessariamente, fazer dieta. O que se sabe é que se devem utilizar quantidades balanceadas dos alimentos certos nas horas certas e isto inclui um bom café-da-manhã.

Há uma razão pela qual as pessoas têm dito há muitos anos que o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia. Depois de seis, sete ou oito horas de sono, seu corpo e principalmente o cérebro precisam de combustível para terem um bom funcionamento durante todo o dia que vem pela frente.

Estudos mostram que a ingestão de um café-da-manhã saudável pode ajudar em uma dieta mais completa em nutrientes, vitaminas e minerais, resultando em uma melhor concentração e desempenho na vida profissional, além de mais força e resistência na atividade física. Comer ao acordar pode reduzir a fome durante o dia e ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas alimentares em outras refeições.

É um fato bem conhecido que as pessoas que tomam café-da-manhã perdem mais peso do que as pessoas que não o fazem. O café-da-manhã é a refeição que fornece a energia que seu corpo necessita para realizar muitas de nossas atividades diárias. É ele que “acorda” o corpo para produzir as enzimas necessárias para metabolizar gordura, ajudando a perder alguns quilos, além de manter-nos saciados por mais tempo. Sendo assim, é menos provável que você tenha aquela vontade de “beliscar” entre as refeições no decorrer do seu dia.

Além disso, de acordo com pesquisadores norte-americanos, aqueles que o fazem possuem 50% menos chance de terem problemas relacionados à taxa de açúcar no sangue. Por consequência, têm menos risco de desenvolver diabetes ou níveis elevados de colesterol, doenças com elevado risco cardiovascular.

Pessoas que não tomam café da manhã muitas vezes se queixam de que é muito cedo para comer ou que não têm tempo para fazê-lo.  Para começar a corrigir isto, tente não comer muito tarde na noite anterior e procure deixar seu café-da-manhã semi-preparado para o dia seguinte.

É importante notar que a maioria dos estudos que associaram o café-da-manhã com a perda e controle de peso se basearam em um café da manhã saudável, contendo proteína e/ou cereais integrais e não naqueles carregados de gordura e calorias.

Que tal seguir algumas sugestões de café da manhã saudável?

Inicie seu dia com iogurte e um pouco de aveia. Em seguida, adicione sementes, nozes e frutas secas se assim o desejar. Você pode ainda incluir algumas frutas como banana ou decorar com frutas vermelhas. Esta é uma opção rica em fibras e trará saciedade até sua próxima refeição.

Uma outra opção interessante seria uma bom smoothie (leite, frutas, iogurte com pouca gordura e gelo), o qual você pode beber inclusive no caminho para o trabalho. É muito saudável e permite que você use sua criatividade para criar várias combinações.

Para os tradicionalistas, duas fatias de pão integral com pasta de amendoim e queijo branco ou ainda uma tigela de cereais integrais coberta com mel ou frutas secas para adoçar seria o suficiente. Há ainda a opção do omelete acompanhando por queijos magros.

A primeira refeição do dia não é simplesmente a “mais importante”.  Ela te dá energia, nutrientes, ajuda no emagrecimento e ajuda a afastar doenças crônicas! Você ainda tem desculpa para não ter um bom café-da-manhã?

 

Adriana Siqueira é graduanda em nutrição e possui um portal de conteúdo sobre estilo de vida saudável chamado Arquitetando Corpo e Mente. É autora de artigos sobre saúde, dieta, treinos e suplementos. 

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