Mas o que é suco verde? Ele consiste em uma combinação de folhas verde escura, brotos verdes, outros vegetais e frutas processadas. Também podem ser apenas de folhas verdes escuras e outros vegetais.

Os sucos verdes contem uma grande quantidade de pigmento verde, a clorofila. Ela traz muitos benefícios para o corpo, neutralizando toxinas e ajudando a purificar o organismo. 

A molécula de clorofila possui magnésio que em nosso corpo atua juntamente com o cálcio presente no organismo, melhorando sua eficácia.  Todas as plantas verdes possuem vitaminas A e C, que também são cofatores importantes para a absorção do cálcio. Alimentos com clorofila também atuam como reguladores de vitamina D. 

Beber suco verde não é apenas uma maneira de matar a sede, ele também pode ajudar na perda de peso, já que o consumo de fibras ajuda na saciedade e a melhorar sua imunidade, mas para isso ele deve ser preparado da maneira correta:

Varie as verduras, as mais utilizadas são sempre espinafre ou couve, mas o acumulo desses alimentos podem trazer uma grande quantidade de ácido oxálico para seu corpo, afetando negativamente a tireoide ou equilíbrio hormonal. Intercale o suco com verduras como acelga, mostarda, rúcula, além da couve e o espinafre, dando assim uma fonte equilibrada de vitaminas e minerais no decorrer da semana.

Não utilize muitas frutas, elas contém frutose, o açúcar das frutas, que mesmo sendo melhor que o açúcar refinado, em excesso podem elevar os níveis de insulina no corpo e se  transformar em gordura corporal. Para evitar isto, limite em 1 unidade de fruta para cada suco e em seguida diminua gradualmente até que seu paladar acostume e não precise mais da fruta no suco verde.

Beba de estômago vazio. Se você beber suco verde quando o estômago estiver vazio, as vitaminas e minerais são facilmente absorvidos pela corrente sanguínea e utilizados pelo seu corpo. O ideal é beber o suco pela manhã, no desjejum, espere 20 min e em seguida coma os alimentos normais de uma refeição.

Faça e beba na hora. Fazer o suco com antecedência pode ser prático, mas o problema é que depois de liquidificado, as enzimas começam a degradar-se imediatamente quando expostas ao ar. A melhor maneira é beber o suco logo em seguida, mas se ainda desejar beber no decorrer do dia, armazene-o em um recipiente hermético e mantenha-o refrigerado, sabendo que a cada hora que passa, menor os benefícios do seu suco.

Suco verde não é substituto de refeições. O suco verde é uma maneira deliciosa de se obter nutrientes e minerais em sua dieta, mas não substitui uma refeição. Uma boa maneira é trata-lo como um suplemento de saúde. Ele vai te ajudar a reduzir os desejos por doces, carboidratos e outras coisas ruins para a dieta.

Não coe seu suco. O suco verde não deve ser coado para não perder vitaminas e minerais que são a sua essência.

 

Vamos aos passos para um delicioso suco verde:

1-      Escolha seu vegetal folhoso:  espinafre, acelga, alface, rúcula, couve, mostarda, etc

2-      Escolha um vegetal alcalino: brócolis, pepino, erva doce, etc

3-      Escolha sua fruta: maça verde ou pera.

4-      Combine com um termogênico como o gengibre.  Uma lasca é o suficiente para dar um toque especial.

5-      Coloque os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador.

6-      Adicione suco de um limão espremido.

 

Com estes passos você terá uma infinidade de receitas. É só fazer as combinações com um ingrediente de cada item. Refresque-se com saúde!

 



 

 

 

 

Adriana Siqueira é graduanda em nutrição e possui um portal de conteúdo sobre estilo de vida saudável chamado Arquitetando Corpo e Mente. É autora de artigos sobre saúde, dieta e suplementos.  Instagram: @bydrikasiqueira