BCAA é um suplemento composto por aminoácidos da cadeia ramificada, atletas e fisiculturistas consomem para evitar a diminuição da força e tamanho muscular.

Aminoácidos da cadeia ramificada ajudam o corpo no processo de cicatrização dos tecidos musculares, recuperação e anticatabólico.

Leucina, isoleucina e valina a função destes aminoácidos essenciais é desempenhar funções na produção de energia e na síntese proteínas.A leucina é importante para e recuperação no tecido e ossos, protege os músculos.Isoleucina aumenta a energia é desempenha um papel importante na formação de hemoglobina.Valina trabalha na manutenção e desenvolvimento dos músculos.

Os alimentos lácteos e carnes vermelhas são ricas fontes destes aminoácidos. Porém não são suficientes para fisiculturistas que procuram o anho de massa muscular, neste caso é necessária à suplementação de BCAA.

O BCAA tem sido alvo de inúmeras pesquisas para o tratamento de doenças, insuficiência hepática e catabolismo no desempenho em exercícios. Foi observado que os níveis de Leucina no plasma diminuem significativamente após treinos aeróbicos, anaeróbicos e de resistência. Suplementando-se com BCAA, a diminuição no plasma de BCAA é evitada e aumenta o nível de BCAA no músculo.

Diferente de outros aminoácidos o BCAA é facilmente degradado no fígado. Aumentando a ingestão de BCAA, o nível de sangue e outros tecidos também aumentam, sendo benéfico para estimular a síntese proteínas, gerando o crescimento muscular.

Níveis altos de BCAA também eleva a produção de outros aminoácidos como a glutamina.