Seguir uma rotina com dieta e exercícios é essencial para perder gordura, ganhar músculos, ou se manter em forma de modo saudável. Dieta e musculação andam juntas, apenas focar em um deles não trará o resultado esperado. Na verdade, a melhor maneira de alcançar os resultados que você deseja é através da rotina em todas as áreas do seu plano fitness.

Não importa a dieta ou o tipo de exercício que você escolheu, manter o foco em todo seu plano será fator decisivo para seu sucesso. Dietas da moda, pílulas mágicas ou máquinas de exercícios recém lançadas não lhe trarão todos os resultados, a menos que você tenha se disciplinado com hábitos consistentes. Dê um “up” no seu plano fitness com as dicas a seguir e aprenda a manter o foco, ser consciente e colher os benefícios.

Prepare-se para o sucesso em curto e longo prazo: tenha metas!

Embora a rotina desempenhe um papel crucial na gestão da saúde, a motivação é o combustível que mantem você focado para alcançar seus objetivos. Normalmente, as metas de longo prazo são mais eficazes que as metas de curto prazo, ironicamente, a maioria das pessoas se concentra no último.

A meta de curto prazo pode ser comparada a um proposito superficial, tais como a perda de 3 kg antes do casamento do amigo ou alcançar o “tanquinho” antes das próximas férias na praia. Embora esses objetivos possam ser alcançados primeiramente, é pouco provável que tenha qualquer poder de continuidade. Uma vez que o casamento ou férias demore, o nível de motivação reduz drasticamente e mais uma vez você se depara com o mesmo obstáculo que levou você a agir em anteriormente.

Isso não quer dizer que os objetivos de curto prazo não oferecem nenhum valor. Eles podem de fato ser parte de seu plano e é uma maneira fantástica de turbinar sua motivação. Comemore suas pequenas vitórias e empurre-as em direção do seu objetivo maior, sem sair da rotina. O importante é saber onde você quer chegar!

Encontre um plano de dieta e exercícios que atender suas necessidades

Aumente as suas chances de sucesso, sempre seguindo uma dieta realista. Não se prepare para o fracasso, escolhendo uma dieta que vai deixar você se sentindo mal ou desconfortável. Investigue suas tentativas passadas e ajuste sempre sua dieta. Uma dieta que você consiga seguir e o deixe bem consigo mesmo pode ser incorporada em seu estilo de vida atual, sem comprometer suas metas traçadas.

Se por exemplo, uma dieta baixa em carboidratos deixa você se sentindo doente e cansado o tempo todo, opte por outro tipo de dieta. Não é porque alguns sigam uma dieta proteica que ela será benéfica para você, respeite sua individualidade. A abordagem moderada de carboidratos pode se tão eficaz, quanto uma dieta hiperproteica, desde que você não ultrapasse os limites de sua ingestão calórica diária.

A mesma estratégia se aplica ao seu programa de exercícios. Não prepare-se para treinar 7 dias por semana se você não esta fisicamente capaz de segui-lo. Escolha uma rotina com base nas suas capacidades e que faz você se sentir bem em fazê-la de forma consciente.  O importante é começar a fazer e continuar fazendo, criando hábitos.

Tenha em mente que a manutenção de um nível de rotina requer prática. Pode haver dias em que você comeu mais ou não compareceu ao treino, no entanto, voltar à rotina cada vez será mais fácil, de sua natureza.  Você não pode, sob quaisquer circunstâncias, minar todos os seus esforços por causa de um deslize aqui e ali. Avaliar por que isso aconteceu, ajustar e seguir em frente. Esta é uma maneira de treinar o corpo e a mente para um novo estilo de vida!

À medida que os meses vão passando, você vai se surpreender com o que antes era muito difícil de fazer, agora é um passeio no parque. Lembre-se de ajustar sempre o seu plano de dieta e treino. Você pode até mesmo precisar reinventar o seu plano inteiro de vez em quando para mantê-lo atualizado. Tenha em mente que os objetivos podem e mudam ao longo do tempo, mas a consistência permanece sempre a mesma.

Adriana Siqueira é graduanda em nutrição e possui um portal de conteúdo sobre estilo de vida saudável chamado Arquitetando Corpo e Mente. É autora de artigos sobre saúde, dieta, treinos e suplementos. 

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