Aveia é a maior aliado para alimentação saudável e emagrecimento. Muito usada em shakes e misturada com iogurtes, a aveia pode ser também ingrediente principal de receitas de panquecas, pães e pizza que irão ajudar a controlar a fome durante o período de regimes e evita o consumo excessivo de carboidratos com farinha branca.

A aveia emagrece, pois aumenta a sensação de saciedade. Rica em beta-glucanas ela absorve água e dentro do estômago dobra de tamanho, formando um gel e informando assim o organismo de que ele já está satisfeito, evitando você de comer mais.

Outras vantagens da aveia além do emagrecimento é ajudar no sistema imunológico e no controle do colesterol por ser rica em fibras. As fibras auxiliam no processo digestivo e saúde do intestino, onde se encontram boa parte das células responsáveis pela imunidade. 

O gel formado pela aveia não deixa as moléculas de açúcar e gordura serem absorvidas, obrigando assim o organismo a utilizar as reservas que já estão no corpo, promovendo assim o emagrecimento e queima de gorduras acumuladas. Outra vantagem é o auxílio no controle dos índices de açúcar no corpo importante para diabéticos. 

Farelo, farinha ou flocos, qual aveia emagrece? 

 Todas as formas de aveia encontradas são importantes para a perda de peso, sendo o farelo de aveia o mais rico em fibras, pois contém a camada externa do grão.  

A aveia emagrece ao ser consumidas 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia, você pode utilizar em receitas que é uma boa maneira de ir acrescento aos poucos o farelo de aveia em suas refeições e cardápio.

O farelo também é rico em proteínas, contendo até 5,19g de proteínas em 30g enquanto a farinha de trigo branca contém apenas 2,51g na mesma quantidade. Por ser rica em proteínas contém triptofano que ajuda na melhora do humor e aumento da serotonina. 

Não fique mais na dúvida, aveia emagrece sim e você deve incluir em seu cardápio para manutenção da vida saudável, bem estar e emagrecimento.